domingo, 22 de novembro de 2009

Acelerador de partículas LHC volta à ativa

Acelerador de partículas LHC volta à ativa




Depois de um ano de reparos e ajustes, o Grande Colisor de Hádrons (LHC) voltou a funcionar na noite de ontem. Os engenheiros e físicos do Centro Europeu de Investigação Nuclear, o CERN, ligaram o equipamento e o testaram, por uma fração de segundos, com uma injeção de partículas de prótons. O acelerador funcionou perfeitamente, disse a equipe de pesquisadores que conduz o experimento científico, em um comunicado.
"Um feixe que circulou no sentido horário foi estabelecido às 22 horas. Esta é uma etapa importante na perspectiva dos resultados preliminares de física no LHC esperados para 2010", escreveram no comunicado.
O LHC foi inaugurado no dia 10 de setembro. Nove dias depois, no entanto, os pesquisadores do CERN constaram um vazamento de hélio no túnel e, por isso, decidiram desligar o acelerador de partículas para reparos, que durou mais do que o esperado.
Localizado entre as fronteiras da França e da Suiça, o LHC é um anel com 27 quilômetros de extensão. Ele é subterrâneo e fica a 100 metros abaixo da superfície. O custo dele foi de mais de 3,5 bilhões de euros.

Fonte:Info.

Nenhum comentário:

Postar um comentário