quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Máquina para pesquisas científicas lidera ranking de supercomputadores

 Jaguar XT5 faz cálculos sobre mudança climática e energias renováveis.
Computador lidera com 1,759 quadrilhão de cálculos por segundo.

O supercomputador Jaguar XT5 apareceu na primeira posição entre as 500 máquinas mais poderosas do mundo, em uma lista divulgada nesta semana. Com isso, o computador do Oak Ridge National Laboratory, desenvolvido pela companhia de Seattle Cray, desbancou o então líder Roadrunner, da IBM.

Foto: AP

Supercomputador Jaguar XT5 faz 1,759 quadrilhão de cálculos por segundo. (Foto: AP)

 

As duas máquinas ficam nos Estados Unidos e pertencem ao Departamento de Energia norte-americano. Mas enquanto o atual líder de velocidade da lista TOP500 tem como foco questões científicas -- como mudanças climáticas, energias renováveis e desenvolvimento de novos remédios --, o segundo colocado tem como foco as armas nucleares.

O Jaguar XT5 garantiu a primeira posição com velocidade de 1,759 petaflops, ou quadrilhão de cálculos por segundo. O segundo colocado, Roadrunner, chega a 1,042 petaflops, enquanto o terceiro colocado, Kraken XT5, atinge 831.7 teraflops, ou trilhões de cálculos por segundo.

Para garantir a primeira colocação na lista, a supermáquina passou por uma atualização que custou US$ 19,9 milhões, segundo a agência de notícias Associated Press, financiada pelo governo federal dos EUA.

Fonte:G1

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário