quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Carregadores de celular terão padrão mundial em 2012

Na onda das padronizações, a ITU (International Telecommunication Union), órgão da ONU para assuntos de tecnologia da informação, decidiu, junto a um consórcio de fabricantes de celular, padronizar o plugue dos carregadores dos aparelhos. A previsão é que a partir de 2012 a maioria dos celulares possam ser carregados a partir de um modelo único de carregador, chamado UCS (Universal Charging Solution).






Com a medida, o ITU calcula que deixará de produzir 51.000 toneladas de carregadores, que representa uma redução de 13,6 milhões de toneladas por ano de emissões de gases causadores do efeito estufa.

O formato definido como padrão, o micro-USB, já é usado em alguns aparelhos no Brasil, como o Motorola Q11 e os Nokia N85. Porém, por mais que ambos tenham pinos e carregadores que se encaixam, o gerente de portfólio da Nokia do Brasil, Fernando Soares, afirma que a utilização do carregador de um aparelho em outro pode causar problemas. "Os carregadores, por ainda não estarem padronizados, trabalham com voltagens diferentes e podem prejudicar o funcionamento. Apenas aparelhos produzidos após 2012 terão formatos e voltagens iguais"

O professor de engenharia da FEI, Antonio Carlos Gianoto, acredita que a universalização do carregador também trará benefícios ambientais. "A determinação também ajudará na questão ambiental, pois dentro do carregador há elementos que podem contaminar o solo".

Além disso, Gianoto afirma que, uma vez que o carregador não precisa ser trocado a cada nova aquisição, pode ser que haja alguma redução de custos na venda de celulares. Contudo, o gerente de portfólio da Nokia, argumenta que em um primeiro momento não haverá redução de custos. "Após o carregador universal ser uma realidade, talvez tenha a possibilidade. A Nokia não planeja vender celulares com carregador avulso".

Fonte:UOL

Um comentário: