quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Ética e Gerenciamento de Projetos

Ética e comportamentos éticos não é um assunto relacionado apenas com o gerenciamento de projetos. Realmente é um assunto essencial para qualquer área de atividade e relacionamento profissional ou pessoal.
Interessante como a percepção sobre este assunto tem mudando ao longo dos anos, mas não em tantos anos assim. Palavras como “ética”, “moral”, “integridade” sempre foram consideradas importantes, acredito que, em todas as sociedades do mundo. Sendo assim, pessoas que prezam por estes comportamentos, recebem o devido respeito.

Um importante fato a ser considerado, é o fator cultural. O que podemos entender é que pode-se encontrar algumas variações sobre ética, dependo do país, por exemplo.
Para nos ajudar a entender o que estou falando, incluirei o conceito de ética. Segundo o Dicionário Aurélio: Ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto. De forma simples, podemos entender que é uma característica humana a toda ação humana, estando constantemente avaliando e julgando suas ações para entendê-las se são boas ou más, certas ou erradas.
Claro que ao se falar em diferenças culturais, não se está falando de crimes hediondos ou coisa parecida, mas de coisas bem mais simples, como por exemplo, um gerente de projetos receber um presente ou benefício de algum fornecedor. Sendo assim, pode-se questionar: O gerente do projeto está visando o bem do projeto ou o seu próprio?
Outra forma que deve ser avaliada, não é apenas a integridade pessoal (honestidade), mas também a forma como ocorre o tratamento interpessoal. Diante a este ponto, algumas perguntas podem nos ajudar a entender realmente como é nosso relacionamento com as demais pessoas envolvidas no projeto. São elas:
  • Pessoas de outros projetos gostariam de estar no seu projeto?
  • Você é respeitado?
  • Você ouve ativamente o que as outras pessoas tem dito?
  • Você trabalha bem em equipe?
Hoje em dia, com as profissões globalizadas, qualquer profissional deve estar atualizado nas questões culturais, e ética é um desses pontos que devem ser bem estudados e entendidos. Em muitos momentos, estes assuntos que parecem pequenos ou simples, podem ser determinantes no sucesso ou não do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário