sábado, 7 de novembro de 2009

Construir Cronogramas

Não dá pra falar sobre desenvolvimento de um cronograma, sem antes falar um pouco sobre planejamento de projetos. Planejamento é o processo de estabelecimento de objetivos e determinação prévia do melhor caminho para atingir estes objetivos.

Muitas pessoas e organizações não gerenciam bem o tempo. Se o tempo for bem gerenciado, outros fatores serão mais facilmente gerenciados, e os resultados dos projetos serão mais eficientes e eficazes. A falta do gerenciamento de tempo, provavelmente resultará no insucesso do projeto, representando assim, fator crítico de sucesso dos projetos.

Planejamento, é assim, um processo intelectual, de determinação consciente do caminho das ações, baseando suas decisões sobre finalidades, fatores e estimativas consideradas  (Harold Koontz and Cyril ODonnell, Principles of Management, 2nd edition, p. 453.)

Abaixo, estão três principais finalidades para um planejamento:

1. Para pensar sobre as atividades que devem ser realizadas para atingir os objetivos;
2. Para dar direção ás pessoas que trabalham no projeto e garantir que todos trabalharem para atingir os mesmos objetivos;
3. Para fornecer uma base de identificação de variações e permitir medidas corretivas quando necessárias.

Os projetos, a cada dia que passa se tornam mais complexos e requerem de esforços maiores para seu gerenciamento. Com isso, um planejamento de suas atividades é necessário para guiar a execução desses projetos.

Uma das ferramentas usadas no planejamento dos projetos é o cronograma. Um cronograma é um mapa que representa como e quando o projeto irá entregar produtos definidos no escopo do projeto e pela equipe do projeto.

O PMI define um cronograma do projeto, de forma simples, como sendo uma tabela atividades com o agendamento das datas associadas quando estas atividades e etapas se tornam conhecidas. Além de guiar a execução do projeto, o cronograma é usado na comunicação de progresso do projeto para todas as partes envolvidas.

O processo de concepção de um cronograma inclui a seleção de um método de cronograma, ferramenta, incorporação das informações específicas do projeto e geração do cronograma do projeto. Este processo resulta em um modelo para a execução do projeto. Uma vez desenvolvido, o modelo de cronograma é regularmente atualizado para refletir o progresso e as mudanças do projeto.

Durante o planejamento do projeto, um processo para o desenvolvimento de um modelo de cronograma que encontra as necessidades do projeto e o início dos participantes/partes envolvidas. As atividades devem ser descritas unicamente, incluindo um verbo, pelo menos um objeto / substantivo, e adjetivos para exclarecê-lo. Os recursos necessários para concluir cada atividade devem ser considerados para determinar a duração de cada atividade.

Abaixo estão os 8 passos necessários para desenvolver um cronograma eficiente de projeto:

1. Definir o escopo
2. Criar WBS
3. Definir atividades
4. Sequenciar atividades
5. Estimar duração das atividades
6. Estimar recursos das atividades
7. Desenvolver cronograma
8. Definir linha de base

A chave para o sucesso do projeto é a aplicação de conhecimento, experiência e intuição para planejar o projeto, e então focar os esforços para executar de acordo com o planejado. O cronograma é um dos requisitos básicos para o planejamento do gerenciamento de projetos.

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