
O nome foi inspirado numa jogada de Rugby. Após uma "reunião" (agrupamento em torno da bola), o objetivo é retirar os obstáculos à frente do jogador que correrá com a bola, para que possa avançar o máximo possível no campo e marcar pontos.
Processo Básico
A partir de uma lista de funcionalidades desejadas para o produto (Product Backlog), priorizada pelo Dono do Produto (Product Owner), o líder do projeto (Scrum Master) escolhe um certo número dessas funcionalidades (Sprint Backlog), que julga-se possível desenvolver num ciclo de 30 dias, chamado Corrida (Sprint).
O dia-a-dia desse ciclo contempla algumas atividades características, como a Reunião Em Pé (Standup Meeting) pela manhã, onde cada membro da equipe do projeto deve responder a três perguntas:
- O que fez para o projeto desde a última reunião?
- O que fará para o projeto até a próxima reunião?
- Há algum obstáculo para conseguir seu objetivo? Precisa de ajuda?

Scrum e FDD?
Sim, é possível uma convivência pacífica e proveitosa entre a FDD e o Scrum. Lembrando que Scrum é uma metodologia ágil de gerência de projetos, especialmente de produtos, podemos aproveitar o que ela oferece de melhor, como o arcabouço geral do ciclo de vida do produto. Mas Scrum não oferece técnicas para a engenharia do produto, daí a importante colaboração da FDD.
Conforme indicado na figura acima, a FDD pode ser praticada em dois momentos:
- No início do projeto, para criar o backlog do produto, através da modelagem abrangente do domínio e construção da lista de features; o planejamento por feature determina a quantidade de Sprints necessários para entregar o produto completo, além da prioridade das features em cada Sprint
- Dentro do Sprint, em conjunto com as atividades do Scrum, como a Reunião Em Pé e o Gráfico de Consumo (o que não exclui o Painel de Monitoramento do Progresso da FDD, que é mais abrangente e adequado para o acompanhamento mais detalhado do projeto).
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