terça-feira, 10 de novembro de 2009

Saiba como usar filtros para refinar as buscas no Google

Opções incorporadas à versão brasileira permitem filtrar resultados.
Conheça também ferramentas parecidas do Bing e do Yahoo.

Foi-se o tempo em que o mercado de buscadores se limitava ao campo de digitação e ao botão “pesquisar”. Hoje, além dessa busca simples, os mecanismos oferecem diversas opções avançadas, além de inúmeros filtros. Recentemente, por exemplo, o Google liberou opções de filtragem para seus resultados: esta opção, que já existia na versão americana, está presente há cerca de um mês na versão brasileira do site.

Nessa coluna vou explicar o que há de especial nessas opções, o que elas trazem de novo e como os usuários podem se beneficiar delas.
Foto: Reprodução

Aba de opções para filtragem no resultado de busca do Google: simples de achar e útil para refinar a busca. (Foto: Reprodução )


Para ter acesso a essas opções de filtragem é preciso, antes de qualquer coisa, realizar uma busca por qualquer tema. Na tela de resultados, abaixo do logotipo, existe um sinal de mais com a legenda “mostrar opções”. Ao clicar nelas, as opções são exibidas em uma coluna separada da seguinte forma: “todos os resultados”, “em qualquer data”, “todos os resultados”, “visualização padrão” e “resultados padrão”.

Confira abaixo cada um desses itens separado por categoria.

Vídeos
Essa opção mostra apenas os links que contém um vídeo associado à busca do usuário, independente do site em que o vídeo esteja hospedado. Claro que têm mais relevância os grandes sites de hospedagem de vídeo, como o YouTube, do próprio Google.

Notícias
Alternativa que restringe a busca a sites de notícias espalhados pelo mundo. Esse filtro é interessante quando o usuário está atrás de assuntos da atualidade, como novidades ligadas ao caso Manoel Zelaya, em Honduras.

Blogs
Quer saber a opinião das pessoas? Desde usuários desconhecidos até personalidades? O filtro por blogs ajuda nessa tarefa.

Fóruns
Esse recurso não é usado pela maioria das pessoas, mas é uma das ferramentas de troca de informações mais importante dos meios eletrônicos. Esse tipo de filtro é ideal para quem busca uma resposta para uma dúvida: por exemplo, como remover um vírus específico de computador. A resposta pode ter sido debatida em um fórum e todo o procedimento de resolução estará a disposição de todos. 

Em qualquer data

Esse filtro é importante quando queremos achar um resultado dentro de um período de tempo específico. Por exemplo, uma busca pelo Windows 7 com mais de 20 dias certamente irá abordar as versões de demonstração do sistema operacional, pois o lançamento oficial foi em meados de Outubro.

As opções de filtragem são “resultados recentes”, “última hora”, “últimas 24 horas”, “última semana”, “último ano” e “período específico” – essa última alternativa é bastante útil quando sabe o intervalo de tempo onde se encaixa o que está procurando.

Foto: Reprodução

Filtros por data têm opção de ordenar por relevância ou pela data mais recente. (Foto: Reprodução )

Quando se realiza uma filtragem por data não é padrão o resultado ser ordenado da data mais atual para a mais antiga: o Google entende que a hierarquia se deve pela relevância, e não pela data. Para mudar isso é preciso clicar no link “classificados por data” que aparece logo abaixo dos filtros por data. Essas opções só aparecem quando é feita uma filtragem por data.

Visualização padrão

O item tem uma opção de filtragem por cronologia que é bastante interessante para pesquisas históricas, pois mostra a linha do tempo para um determinado assunto.

Claro que nem tudo são flores. O Google pode errar ao associar um conteúdo a uma data histórica. A imagem abaixo, por exemplo, mostra a primeira ocorrência para “Manoel Zelaya” em 1962.

No texto publicado no “Jornal de Noticias”, de Portugal, há uma referência a essa data, porém o contexto indica que a notícia é de outra época, bem mais recente. “A expulsão das Honduras da OEA seria a medida mais severa adoptada pela organização desde a suspensão de Cuba, em 1962”, diz a reportagem.

G1/G1

Google pode errar ao associar um conteúdo a uma data histórica.



Resultados padrão

São opções de complemento ao resultado padrão de buscas do Google.

Imagens da página
Ao lado de cada link são exibidas pequenas imagens presentes na página a qual aquele link se refere. Esse recurso ajuda quem está procurando textos e imagens ao mesmo tempo.

Mais texto
No lugar das duas linhas de resultado tradicionais do Google, essa opção faz aparecer um trecho maior da página.

Foto: Reprodução

Ferramenta permite exibir os resultados de busca com um número maior de linhas no texto. (Foto: Reprodução )


O que os outros mecanismos oferecem?

Yahoo
O Yahoo conta com um filtro de assuntos relacionado bem interessante, que está presente em uma seta logo abaixo do formulário de busca. O Yahoo também oferece alguns filtros por portais de internet, localizando noticias relacionadas.

Se o tema tem um bom número de vídeos publicados na web, como o caso da garota na Uniban, o Yahoo coloca um filtro para sites de vídeos, mas este link não aparece em qualquer busca.

Bing
O Bing conta com filtros personalizados, de acordo com o resultado de busca. Ou seja: se for algo bastante relevante, existe como refinar a busca. Caso contrário, não.

Por exemplo, ao buscar por “garota uniban”, o Bing não mostra nada além dos resultados. Já ao buscar por Manoel Zelaya, são exibidas algumas opções em uma coluna à esquerda. Entre elas, existe um link chamado “reference”, que traz uma página especial sobre o assunto pesquisado -- no caso do Manoel Zelaya, são os dados do presidente presentes na Wikipedia. Também existe um link para notícias relacionadas ao tema.

Esses filtros estão presentes na versão americana do Bing. A versão brasileira ainda é bastante básica e sem opções de filtro.

Por hoje é só. Use o espaço de comentários abaixo para deixar sua opinião ou dúvida. Quinta-feira (12/11) estarei de volta com um pacotão de dúvidas respondidas.

Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário