quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Como faz para usar esse tal de OpenID?


Como faz para usar esse tal de OpenID?






















     Você já viu o ícone do OpenID por aí. Também já ouviu falar que esse lance faz você logar em vários sites sem precisar de novos cadastros. Mas, eaí? Como faz para ter um usuário e senha no padrão OpenID?
Por ser tão legal, seguro e inovador, o OpenID acaba dando um nó na cabeça de quem tenta usá-lo. Só que não precisa ter medo nem preguiça: ele funciona bem , faz você poupar tempo e só vai dar trabalho com cadastro na primeira vez.
O primeiro passo é cadastrar seu usuário OpenID. Há vários sites que oferecem isso, o MyVidoop.com é um exemplo. Entre lá, crie um usuário, informe seu e-mail e pronto, você já vai criar uma URL que servirá para autenticar sites compatíveis com OpenID. Ou seja, você apenas entra lá rapidinho e já sai com um seunome.myvidoop.com
Esse endereço será sua chave de entrada para os sites compatíveis.
O MyVidoop também pede que você clique em uma sequência de imagens que será usada para validar seus cadastros depois. As instruções são bem simples. Você escolhe três tipo de objeto. Um carro, uma bola e um navio. No futuro, quando precisar logar em um serviço que pede senha, você vai clicar em novas fotos que mostrem esses itens.
Dá para se cadastar de um jeito ainda mais fácil, criando uma OpenID a partir da sua conta do Google. É só usar esse serviço aqui. O resultado será uma chave do tipo:
http://openid-provider.appspot.com/seunominhofeio
Pronto. Acabou o drama. Simples, né? Agora que você já tem um OpenID, vá brincar! Blogger, Flickr, Technorati, Yahoo! e WordPress aceitam esse tipo de senha para autenticar comentários e cadastros.
PS. O que é chato é que muitos sites escondem a opção de logar via OpenID. Todos os gigantes da internet apóiam essa iniciativa... mas eles ainda preferem que os usuário se cadastrem em seus monótonos formulários.

Fonte: Info Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário