sábado, 7 de novembro de 2009

Metodologia: Construir a partir do zero ou personalizar a partir de modelos?

Esta questão já é bastante antiga e ainda atinge muitas organizações ao iniciarem um trabalho de institucionalizaçãoo da gestão de projetos. Tornar os processos únicos, usados por todos, não é um trabalho fácil, mas como começar?

Claro que a definição de uma metodologia de gestão de projetos, moldada para a organização, parece ser sempre a melhor opção, que trará os melhores resultados. Para se iniciar este trabalho, pode-se tomar dois caminhos:

1. Desenvolver uma metodologia a partir do zero, usando exclusivamente recursos próprios;
2. Contratar serviços de consultoria, desenvolvendo a metodologia em conjunto com o cliente, apoiados em modelos de sucesso reconhecido.

Podemos fazer uma rápida análise sobre a primeira iniciativa. Muitas organizações tendem a escolher a primeira iniciativa, por acreditarem que os resultados serão os mais adequados, mas na realidade, existe um alto risco de não obter sucesso neste projeto. Abaixo, estão listados alguns destes fatores de insucesso:

* Falta de experiência e competências necessárias: geralmente o recurso interno não possui as competências adequadas nem o tempo necessário para desenvolve-las;
* Falta de Tempo: o recurso interno é desviado para outras atividades, prejudicando o andamento do projeto, a ponto de cancelar seu desenvolvimento;
* Falta de Poder: O recurso escolhido não possui autoridade necessária para exercer seu papel de líder no processo.

Diante aos fatores acima descritos, pode-se entender que na maioria das vezes a seleção da primeira iniciativa traz maior risco para a organização, e tem as seguintes consequências:

* Alto tempo despendido na execução do projeto, muitas vezes cancelado;
* Alto custo com resultado insatisfatário.

Então, qual é a melhor opção para sua organização?

Nenhum comentário:

Postar um comentário